Paulo Bracks fecha com o seu primeiro reforço no Santos
Oficialmente apresentado como o novo CEO do Santos, Paulo Bracks chegou na Vila Belmiro e de cara já fechou com o primeiro reforço no Santos para a sequência da temporada. O profissional estava sem clube desde sua demissão no Vasco no final do ano passado e agora assume um cargo que é novidade dentro do Peixe.
Bracks falou à imprensa no dia da sua apresentação oficial no Santos e dentre tantos assuntos, garantiu que irá investir no Departamento de Mercado do Santos visando contratações na janela e que isto seria o primeiro reforço de peso que traria ao clube.
“Estarei ao lado e acima, não só a questão financeira, organizacional, comunicação entre as áreas e também auxiliando com o Departamento de Análise de Mercado que é uma criação e uma otimização urgente que temos no clube. Um diagnóstico para auxiliar na janela e estamos preparado para esse retorno”, afirmou Bracks.
Durante a atual temporada, o clube da Vila Belmiro não contava com uma equipe de scout. Quem analisou os jogadores foi a equipe de Analise de Desenvolvimento, composta por Rafhael Barleta, Dênis Lupp, Gabriel Soares e Julio Resende.
O CEO do Peixe também confirmou a contratação do Thiago Gasparino, ex-Corinthians, como novo analista de mercado. Além dele, Fernando Ziskin que estava no Atlético Mineiro, é scout e analista de mercado, assim como Gasparino e também chega a Vila Belmiro para compor o elenco profissional do mercado da bola do Santos.
“Eu entendo o Departamento de Análise de Mercado como algo essencial. Para que tenhamos análises dos jogadores não só na parte técnica e atual do clube, mas também a cultura do clube. Eu entendo o Santos como um clube de DNA ofensivo, sempre aprendi a apreciar o Santos por isso. Trabalhar em uma análise de mercado, é trabalhar com valências que nossos clubes sempre podem oferecer, saber o que está contratando e ir ao mercado negociar dentro das características que oferece. Interfere estar disputando uma Série B, mas não as características”, pontuou Bracks.
Contratações do Santos
Na atual temporada, a diretoria do Santos anunciou 16 contratações, sendo: o goleiro Gabriel Brazão, o zagueiro Gil, os laterais Hayner, Aderlan, Rodrigo Ferreira e Escobar, os volantes Diego Pituca e João Schmidt, os meias Cazares, Giuliano e Patrick, Serginho e os atacantes Otero, Willian Bigode, Guilherme e Pedrinho, via empréstimo.
O clube alvinegro também contratou o lateral-esquerdo Jorge por empréstimo, mas devolveu ao Palmeiras, e o atacante Marcelo, que acabou rescindindo. Paulo Bracks afirmou que otimizou o departamento por todos os clubes em que passou.
“No América, criamos. No Internacional, otimizou e trouxemos a ciência de dados. Contratamos um estatístico, que nunca tinha trabalhado com futebol. Uma otimização no mercado externo, de negociação e de entrada de jogadores. No Vasco, contribuiu para um Departamento que já existia, mas agregamos com um Departamento que existia a nível global. Era uma análise dupla dos jogadores e nos permitiu trazer jogadores de alta performance. A minha ideia aqui é que tenhamos um processo semelhante. Quanto mais elementos dentro de um relatório, melhor. Mais rápido e assertivo, melhor. Pretendo que seja de imediato. Não podemos esperar ter diagnóstico como preciso para outras áreas. É pra já porque temos daqui a menos de 15 dias uma janela e precisamos de elementos para isso. Fazer ele funcionar, não só para entrada, mas para saída de jogadores”, concluiu.